terça-feira, 28 de abril de 2015

Perguntas e Respostas Sobre Sop

Escrito por Unknown às 11:50 0 mil comentários
 

Oi meninas, tudo bem? Já estava com saudades de publicar aqui no blog, mas enfim.. rsrs . Muitas de você tem dúvidas sobre a Síndrome do Ovários Policísticos (SOP), então decidi fazer um post sobre as perguntas mais frequentes relacionado ao sop.
Vamos nessa?! 


  • Síndrome dos Ovários Policísticos? O que fazer?



  • Qual a diferença entre Síndrome do Ovário Policístico (SOP) e ovários policísticos?

Entre 20% e 30% das mulheres podem desenvolver cistos nos ovários, isto é, pequenas bolsas que contém material líquido ou semisólido. São os ovários policísticos, que normalmente não têm importância fisiológica, mas que em torno de 10% estão associados e alguns sintomas. A diferença está no tamanho e no número de cistos.
Geralmente, na Síndrome, existem de 10 a 20 pequenos cistos com meio centímetro de diâmetro, enquanto os cistos de ovário são únicos e bem maiores, medindo de 3 a 10 cm. Algumas mulheres podem ter a Síndrome dos Ovários Policísticos sem ter alterações no ovário. Nesse caso, ela tem todas as alterações hormonais decorrentes da doença, menos o problema no ovário.


  • O que os cistos podem causar aos ovários e ao organismo?
Essa mulher tem, provavelmente, uma alteração no controle da função ovariana que acaba levando à produção de cisto. A maioria dos cistos de ovários não causam sintomas e acaba por desaparecer espontaneamente após algumas semanas. Portanto, muitas mulheres têm cistos ovarianos e nem sequer ficam sabendo. Em geral, os cistos ovarianos não causam problemas de fertilidade e nem provocam alterações mestruais.


  • Qual é a influência do ovário policístico no metabolismo?
Na síndrome dos ovários policísticos , além dos vários cistos de ovários e dos transtornos dermatológicos e mestruais, existe um componente metabólico importante que é a resistência periférica à ação de insulina, levando o organismo a uma produção aumentada deste hormônio. A resistência periférica à ação da insulina é uma condição geralmente associada ao início do diabetes tipo 2. Portanto, precisa ser tratada com acompanhamento médico, dieta, exercícios e medicamentos.


  • Quais são as complicações devido à produção exacerbada de insulina?
A resistência periférica à ação da insulina (RI)  e o hiperinsulinismo compensatório à RI favorecem à deposição de gordura no organismo, diminui a queima de gordura - facilitando a obesidade e dificultando o emagrecimento -, além de ser desencadiador diabetes tipo 2, dislipidemias, risco cardiovascular, hipertenção arterial e diabetes gestacional.


  • Qual é a relação entre alterações hormonais e os cistos no ovário?
As mulheres com sop geralmente carregam um defeito genético que é responsável por uma alteração no controle de função ovariana, o que leva à produção do cisto. Existe  um alto grau de correlação entre mães e irmãs que tem a síndrome e pacientes com SOP.


  • Por que a ovulação é prejudicada pela SOP?
Essa síndrome é marcada por um desequilíbrio hormonal complexo que, entre outros hormônios, afeta a produção daqueles responsáveis pelo correto funcionamento do ciclo mestrual feminino. O hormônio em questão é o LH que, normalmente na SOP, apresenta-se em grande concentração, fora do normal.


  • Por que as mulheres conseguem engravidar mesmo com SOP?
O diagnóstico da SOP inclui dois dos três critéritos abaixo:
- Oligo ou anovulação;
- Ovários policísticos ao exame ultrassonográfico;
- Excesso de atividade androgênica,

Para que haja gravidez, a mulher precisa ovular. Como podemos ver, existem mulheres com SOP que em alguns ciclos ainda conseguem ovular ou têm ovulação pouco frequente mas ainda presente, o que confirma essa possibilidade.


  • É possível desenvolver câncer, principalmente nas partes que envolvem o aparelho reprodutor feminino?
Pacientes com SOP têm risco aumentado para o desenvolvimento do câncer de endométrio (camada interna do útero), pois nessa patologia pode haver um espassamento e crescimento desordenado dessa região do útero. Os medicamentos utilizados no tratamento, como os anticoncepcionais, previnem este acontecimento.


Não esqueça de curtir a FanPage e seguir o Blog!!

*Para saber das novidades em primeira mão!

Deixe seus comentários aqui embaixo!!


Bjokas!!
 

Laiis Moreiira Blog Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos